sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Liberalismo clássico e reforma psiquiátrica

Qual a melhor forma de fazer reforma psiquiátrica antimanicomial de acordo com o liberalismo clássico?

A melhor maneira de fazer uma renovação psiquiátrica liberal clássica é concentrar-se nos direitos e liberdades individuais, bem como na responsabilidade pessoal pelas próprias ações. Esta abordagem enfatiza a importância da autopropriedade e da autonomia, ao mesmo tempo que reconhece que os indivíduos têm necessidades e desejos diferentes que devem ser respeitados. Como tal, envolveria a criação de um ambiente onde as pessoas pudessem perseguir os seus próprios objetivos sem interferência de terceiros ou do Estado, ao mesmo tempo que forneceriam apoio e recursos àqueles que deles necessitam.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Ciências sociais e valores predominantes/ascendentes

As ciências sociais representam, em larga medida, um corpo de entendimento (com certeza sistemático e empiricamente fundamentado) cuja relevância deriva de seu papel nas práticas impulsionadas pelos valores predominantes e ascendentes de nossa época, e cujo âmbito explicativo (e, onde aplicável, antecipador e preditivo) é limitado aos fenômenos "significativos" para tais práticas e para uma articulação do mundo social (e natural) adequado para promover sua manutenção e extensão. Elas representam um modo de entendimento que reflete o "senso comum" ligado a esses valores, que carece de recursos conceituais para a definição de negatividades sistêmicas (sofrimentos com causas sistêmicas), que freqüentemente identifica tendências ascendentes atuais e regularidades sociais manifestas como leis da natureza humana, que geralmente não identifica as condições estruturais das ações e (das crenças) e assim exagera a significância (causal, e portanto, os merecimentos) das conquistas individuais, e que freqüentemente pressupõe que as únicas possibilidades viáveis para o futuro são aquelas realizáveis dentro nas estruturas prevalecentes. Este pressuposto pode parecer empiricamente confirmado, na medida em que as forças sociais informadas por ele impedem (ou restringem o espaço para) o desenvolvimento de possibilidades alternativas: porém na verdade ele permanece parte da "consciência não testada" deste modo de entendimento.

A neutralidade das ciências sociais. Hugh Lacey. Atividade científica e valores volume 1

Justiça social: nem social nem justa

 https://mises.org.br/artigos/3215/a-justica-social-nao-e-social-nem-justa

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Direita e esquerda - livro Bobbio

Direita e Esquerda: Razoes e Significados de uma Distinção Politica

http://libgen.rs/search.php?req=Norberto+Bobbio+direita+esquerda&open=0&res=25&view=simple&phrase=1&column=def

Saúde mental, liberalismo e deficiência

1) A quais liberdades individuais o doente mental tem direito?

Os doentes mentais têm direito à liberdade de expressão, liberdade de religião, liberdade de reunião, liberdade de associação, liberdade de imprensa e direito à privacidade.

2) Internação psiquiátrica involuntária é a melhor forma de tratamento da crise?

Não, a internação psiquiátrica involuntária não é a melhor forma de tratamento para crises. A hospitalização psiquiátrica involuntária pode ser traumatizante e pode levar a danos físicos e psicológicos de longo prazo. É importante fornecer às pessoas em crise acesso a serviços e apoios de saúde mental que sejam voluntários e respeitosos com seus direitos.

3) Quais são os princípios do liberalismo social (esquerdismo nos EUA)?

O liberalismo social é uma filosofia política que enfatiza a liberdade individual e a justiça social. Baseia-se na crença de que o governo deve proteger os direitos individuais e promover a igualdade econômica e social. O liberalismo social também apóia a ideia de um estado de bem-estar, que fornece uma rede de segurança para aqueles que não conseguem se sustentar.

4) Como as pessoas com deficiência podem prosperar economicamente?

As pessoas com deficiência podem prosperar economicamente acessando os recursos e apoio disponíveis para elas. Isso inclui assistência do governo, como benefícios por incapacidade, e apoio ao emprego, como treinamento e colocação profissional. Além disso, as pessoas com deficiência podem se beneficiar de isenções fiscais e outros incentivos financeiros.

5) Como as pessoas com deficiência podem prosperar economicamente de acordo com o liberalismo econômico?

De acordo com o liberalismo econômico, as pessoas com deficiência podem prosperar economicamente tendo a oportunidade de trabalhar no mercado livre. Isso pode ser feito fornecendo-lhes o treinamento e apoio necessários para ingressar na força de trabalho, além de fornecer-lhes acesso a capital e outros recursos. Além disso, o liberalismo econômico defende a proteção dos direitos de propriedade privada, que podem ajudar as pessoas com deficiência a possuir e administrar seus próprios negócios.

6) Como as pessoas com deficiência podem prosperar economicamente através do trabalho de acordo com o liberalismo econômico?

As pessoas com deficiência podem prosperar economicamente por meio do trabalho de acordo com o liberalismo econômico, tendo a oportunidade de trabalhar no mercado aberto. Isso pode ser feito fornecendo-lhes treinamento e suporte necessários para competir no mercado de trabalho. Além disso, o liberalismo econômico defende a remoção de barreiras ao emprego, como discriminação e práticas trabalhistas injustas, que podem impedir pessoas com deficiência de acessar o mercado de trabalho.

7) Como os doentes mentais podem prosperar de acordo com o liberalismo clássico?

O liberalismo clássico acredita que os indivíduos devem ser livres para perseguir seus próprios interesses e que o governo não deve interferir nessa liberdade. Isso significa que os doentes mentais devem ser capazes de perseguir seus próprios interesses e objetivos, e o governo não deve interferir nisso. Isso pode significar fornecer recursos e apoio para ajudar os doentes mentais a atingir seus objetivos, bem como fornecer acesso a cuidados de saúde e outros serviços.

segunda-feira, 13 de março de 2023

A ciência de sucesso e a publicidade

A ciência de sucesso popular e econômico tem elementos de publicidade. Um dos princípios é estar um pouco atrás da vanguarda para poder ser entendido. Outro princípio é a solução de problemas de imagem associados a um produto (científico). A ciência tem participação na produção econômica. Relações públicas é um dos elementos disso. Outro princípio é conseguir se inculcar na mediação das relações cotidianas e virar cultura popular. A mídia passa a ser feita pelo público.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Estatização da economia

O entusiasmo com a estatização da economia é motivado pela possibilidade de controle estatal, e portanto por decisões políticas, de quem vai prosperar e quem não vai. A burocracia controla toda a sociedade e produzir algo que as pessoas desejam (relações de troca) é o oposto desse projeto.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Algumas limitações das ciências sociais

1) Usam formulações mentalistas que descrevem a sociedade e a cultura de forma abstrata (pouco concreta) e ampla/abrangente.

2) Abominam falar em elementos naturais do comportamento humano. Acreditam que os "gestos" são completamente compreensíveis pelo social e incompatíveis com as descrições naturalistas. Os gestos para eles tem apenas conteúdo (mentalismo).

3) Abominam o behaviorismo radical/análise do comportamento que poderia contribuir na formulação de descrições concretas de processos biológicos e sociais.

4) Não acreditam em observação direta. Acreditam em observar a partir de olhar disciplinado por teorias ou ideologias. Isso pode levar não conseguir ver fatos físicos.

5) Muitas vezes dão a impressão que seus únicos clientes são as minorias, a esquerda e os movimentos sociais.

6) Defendem o "social" como sinônimo de algo bom e moral em detrimento do econômico ou de ideologias menos presentes na universidade como o liberalismo clássico e econômico.

7) Justificam, ou pelos os indivíduos agem assim, ideias sociais como status social e riso de comportamento percebido como anômalo que tem seu lado negativo e aspecto natural.