Interfaces alternativas entre psicologia e áreas do conhecimento. Conhecimento social, político e econômico. Pluralismo sociopolítico
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
Liberalismo clássico e reforma psiquiátrica
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
Ciências sociais e valores predominantes/ascendentes
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
Politics of Social Psychology (livro)
Jarret T. Crawford (editor), Lee Jussim (editor) - Politics of Social Psychology (2018)
domingo, 8 de outubro de 2023
A importância do pluralismo político
Em Dia com o Direito #3: A importância do pluralismo político ☛ https://jornal.usp.br/podcast/em-dia-com-o-direito-3-a-importancia-do-pluralismo-politico/
domingo, 17 de setembro de 2023
quarta-feira, 21 de junho de 2023
Subsídios e impostos
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Direita e esquerda - livro Bobbio
Direita e Esquerda: Razoes e Significados de uma Distinção Politica
Saúde mental, liberalismo e deficiência
segunda-feira, 13 de março de 2023
A ciência de sucesso e a publicidade
terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Estatização da economia
O entusiasmo com a estatização da economia é motivado pela possibilidade de controle estatal, e portanto por decisões políticas, de quem vai prosperar e quem não vai. A burocracia controla toda a sociedade e produzir algo que as pessoas desejam (relações de troca) é o oposto desse projeto.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
Algumas limitações das ciências sociais
1) Usam formulações mentalistas que descrevem a sociedade e a cultura de forma abstrata (pouco concreta) e ampla/abrangente.
2) Abominam falar em elementos naturais do comportamento humano. Acreditam que os "gestos" são completamente compreensíveis pelo social e incompatíveis com as descrições naturalistas. Os gestos para eles tem apenas conteúdo (mentalismo).
3) Abominam o behaviorismo radical/análise do comportamento que poderia contribuir na formulação de descrições concretas de processos biológicos e sociais.
4) Não acreditam em observação direta. Acreditam em observar a partir de olhar disciplinado por teorias ou ideologias. Isso pode levar não conseguir ver fatos físicos.
5) Muitas vezes dão a impressão que seus únicos clientes são as minorias, a esquerda e os movimentos sociais.
6) Defendem o "social" como sinônimo de algo bom e moral em detrimento do econômico ou de ideologias menos presentes na universidade como o liberalismo clássico e econômico.
7) Justificam, ou pelos os indivíduos agem assim, ideias sociais como status social e riso de comportamento percebido como anômalo que tem seu lado negativo e aspecto natural.