sábado, 27 de setembro de 2025

Determinismo na esquerda e direita

A força política da esquerda possivelmente tem origem não necessariamente da qualidade de seus conceitos, mas na disposição em considerar determinantes de eventos, característica bastante compatível com o conhecimento científico, enquanto que ideias de conservadores e liberais tem um recorte que depende de negação de determinantes para a defesa de seus princípios.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

A crítica ao "woke" e a biologia

Se o sistema holístico de proposições que compõe a crítica ao "woke" precisam recorrer a noções antiquadas de ciência e biologia livre de valores sem compromisso com relações institucionais e sociais, e sem historicização da produção de conhecimento, então a base de biologia antiquada de crítica ao "woke" deveria ser discutida de ponto de vista acadêmico e rigoroso em seus pressupostos e implicações.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Limitações de liberdade, ideologia e pluralismo

A liberdade liberal não contempla todas as condições sociais e ideologias. A liberdade socialista de acesso a direitos não contempla o efeito de criação de riqueza em respeitar a propriedade privada e de limitações de criar obrigações através de coerção estatal. A primeira é uma defesa da liberdade positiva e a segunda defesa da liberdade negativa. Uma sociedade que pende para apenas um lado portanto tem limitações de liberdade. Por isso, a defesa do pluralismo sociopolítico criaria condições sociais para contemplação de diferentes formas de liberdade, algo mais próximo da completude.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

STF, ciências humanas/sociais e valores políticos

As posições do Supremo Tribunal Federal do Brasil tem origem em questões de epistemologia das ciências humanas e sociais que não são nada atípicas dentro dessas áreas de conhecimento. Na verdade, é praticamente um padrão de qualidade nessas áreas que o conhecimento construído reflita valores políticos entendidos como virtuosos. Um conhecimento objetivo e imparcial é geralmente descrito como um formalismo ideológico com pretensões de neutralidade. Como alternativa, o conhecimento construído a partir da inclusividade e equitatividade de valores sociais e cognitivos tem bons padrões de objetividade e imparcialidade (valores cognitivos), mesmo considerando que não se faz ciências humanas e sociais sem valores políticos e sociais implícitos.